Net Fibra https://nettfibra.com.br Velocidade sem limites Sat, 22 Apr 2023 02:53:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://nettfibra.com.br/wp-content/uploads/2024/11/icone-pagina-150x150.png Net Fibra https://nettfibra.com.br 32 32 Os Desafios Do 5G. https://nettfibra.com.br/os-desafios-do-5g/ https://nettfibra.com.br/os-desafios-do-5g/#respond Wed, 22 Mar 2023 13:29:15 +0000 https://nettfibra.com.br/?p=496 O 5G é a evolução do padrão de telefonia celular 4G, que permitirá conexões pelo menos 20 vezes mais rápidas do que no 4G. Com menor latência e possibilidade de conexão de mais aparelhos simultaneamente à mesma rede e maior largura de banda de dados.

Com o advento do 5G a Polotel se torna uma operadora de rede móvel. A implantação depende da instalação de antenas nas cidades com menos de 30.000 habitantes até 31/12/2030. Dessa forma, faz parte das obrigações da Unifique perante a Anatel a instalação de 1256 ERB’s (estação de rádio base).

O 5G abrirá fronteiras para o desenvolvimento de software e aplicações no Brasil, impactando todas as indústrias, induzindo o fortalecimento do setor de tecnologia e startups, atraindo investimentos externos e com grande potencial de incluir o país na cadeia global da “nova indústria de telecomunicações”, podendo constituir-se numa referência na região.       Entretanto a implantação depende do cronograma de limpeza do espectro pelo GAISPI ( Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 Mhz), que consiste na migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

Portanto existe um grande desafio de estruturação de uma operação móvel, o qual resultará uma nova forma de entrega dos serviços Polotel e agregará novos conhecimentos e possibilidades. Assim estaremos ainda mais conectados trazendo a melhor experiência com alta performance.

]]>
https://nettfibra.com.br/os-desafios-do-5g/feed/ 0
Entenda A Diferença Entre Internet Para Apartamento E Casa. https://nettfibra.com.br/entenda-a-diferenca-entre-internet-para-apartamento-e-casa/ https://nettfibra.com.br/entenda-a-diferenca-entre-internet-para-apartamento-e-casa/#respond Wed, 22 Mar 2023 13:26:34 +0000 https://nettfibra.com.br/?p=492 Você já deve ter ouvido falar que a instalação da internet em apartamentos e condomínios é diferente da instalação feita em casas. Mas apesar de existirem diferenças na instalação, o sinal funciona da mesma forma e com a mesma tecnologia: fibra óptica.
A fibra óptica é um cabo que possui internamente um filamento de fibra de vidro, onde a luz se propaga e envia o sinal, neste caso, é o sinal de internet.

Instalação de internet em casas

Para levar o sinal de internet até uma residência precisamos nos certificar de que existe viabilidade técnica no endereço, ou seja, é necessário que a fibra óptica esteja instalada nos postes da rua conforme os padrões da Unifique e que haja vaga na caixa de atendimento para sua residência.
Durante a instalação, a fibra óptica que está na caixa de atendimento do poste é subdividida e uma ponta é levada para dentro da casa do cliente. Esse processo pode ser feito de duas formas: subterrâneo ou aéreo, depende de como é a sua infraestrutura, mas lembre-se que deve haver passagem livre para este cabo.
Depois que a ponta da fibra óptica chega dentro da residência, ela é conectada ao roteador, que recebe e faz a distribuição do sinal.
Esse processo é chamado de FTTH – Fiber to the Home. Para entender melhor as etapas da instalação, confira a ilustração abaixo: 

Instalação de internet em apartamentos

Para levar o sinal de internet para apartamentos é preciso desenhar um projeto específico para cada condomínio, afinal, cada um tem condições, layout e restrições diferentes.
Inicialmente é identificada a viabilidade técnica da fibra óptica que passa pelos postes da rua, então a fibra precisa ser levada para dentro do condomínio até um distribuidor geral de equipamentos de telecomunicação”.
A fibra óptica é subdividida dentro do distribuidor geral e cada apartamento recebe uma ponta da fibra óptica que é conectada ao roteador.
Esse tipo de rede se chama FTTA – Fiber to the Apartament. Entenda mais com a ilustração abaixo:

Existem alguns casos em que a fibra óptica chega somente até o distribuidor geral e a partir disso, o sinal de internet é enviado através de cabos UTP mais conhecido como cabo de rede que chegam até os apartamentos.
Esse tipo de projeto é chamado de FTTB – Fiber to the Building. Mas como essa tecnologia possui limitações, a Unifique vem trabalhando para substituir todas as instalações nesse formato.

Independente de rede FTTH ou FTTA, o sinal de internet precisa cumprir os requisitos conforme o plano contratado.
Se você ficou com alguma dúvida em relação aos tipos de instalação de fibra óptica, entre em contato com a gente.

]]>
https://nettfibra.com.br/entenda-a-diferenca-entre-internet-para-apartamento-e-casa/feed/ 0
Roteador Wi-Fi – Saiba como melhorar o seu sinal de internet https://nettfibra.com.br/roteador-wi-fi-saiba-como-melhorar-o-seu-sinal-de-internet/ https://nettfibra.com.br/roteador-wi-fi-saiba-como-melhorar-o-seu-sinal-de-internet/#respond Wed, 22 Mar 2023 13:22:12 +0000 https://nettfibra.com.br/?p=489 Quando contratamos um serviço de banda larga, ou seja, de conexão de internet, recebemos um modem, dispositivo responsável por decodificar o sinal do provedor, convertendo-o de analógico para digital. Em outras palavras, ele transforma dados em textos, fotos e vídeos. Contudo, para que esse conteúdo chegue aos aparelhos, é preciso contar com um aliado: o roteador Wi-Fi.

Qual é a função de um roteador Wi-Fi?

Desenvolvido com tecnologia avançada, o roteador Wi-Fi, quando conectado ao modem, distribui o sinal de internet para todos os equipamentos da casa ou escritório, como smartphones, tablets, computadores, smart TVs, câmeras de segurança, videoporteiros, entre outros, sem a necessidade do uso de fios. Além disso, identifica as melhores rotas para envio e recebimento de dados, fugindo de caminhos congestionados e evitando transmissões curtas.

Entretanto, para que o roteador Wi-Fi faça o seu trabalho com eficiência é preciso se atentar a alguns detalhes. Quantas vezes você já se pegou reclamando que o sinal da internet está fraco? Ou dizendo que a conexão não chega em determinado ambiente da residência? Quando isso acontece, é importante, em primeiro lugar, analisar onde o dispositivo está instalado, pois interfere diretamente no seu desempenho.

Não posicione-o próximo à uma parede ou de outros aparelhos que emitem frequências sem fio como um telefone analógico, por exemplo. Muito menos, deixe-o no chão. A melhor área para deixar o roteador, segundo especialistas, é no centro da casa no ponto mais alto possível para que o sinal alcance de forma uniforme cada cômodo e encontre o mínimo de barreiras ao longo do percurso. Quando disposto em um local baixo, acaba se deparando com vários obstáculos como mesas, cadeiras, sofás, armários e demais artefatos.

Outro cuidado que, muitas vezes, passa despercebido é o acúmulo de sujeira; como qualquer eletrônico, isso pode comprometer a vida útil do roteador. Dessa forma, preocupe-se em limpá-lo com uma determinada frequência. Ambientes que tendem a concentrar mais poeira exigem intervalos menores; caso contrário, uma vez por mês é considerado suficiente.  

Quais são as principais características de um roteador?

Como já sabemos, o roteador Wi-Fi é um equipamento que propaga o sinal de internet que recebe do modem para os dispositivos, possibilitando diferentes tipos de conexões. Isso acontece graças às suas antenas superpotentes que espalham os dados em todas direções. No entanto, isso não significa que, igualmente, em todos os sentidos. Sendo assim, sempre observe a posição das antenas: o ideal é que se mantenham retas, voltadas para cima. 

Quanto à velocidade de conexão, depende do plano de internet, do modelo do roteador e do aparelho que receberá o sinal. Se a família ou a quantidade de funcionários na empresa for grande, considere adquirir um pacote de dados com um número alto de megas. Desse modo, quando for assistir a um filme ou atender uma ligação de vídeo, por exemplo, não há risco de travamentos.

Outra dica de ouro para que se possa aproveitar ao máximo as funcionalidades do roteador é desligá-lo quando não está em uso. Geralmente, opta-se por mantê-lo sempre ligado por receio de que as configurações se percam, todavia, não há o que temer: os modelos atuais possuem memória interna que resgata as últimas informações registradas.

Isto posto, habitue-se a desligá-lo, pois impede o seu superaquecimento ou que sofra algum dano por altas oscilações de energia. Aproveite os períodos em que estiver fora de casa ou do escritório para tomar essa iniciativa. Por fim, saiba que reiniciar quando há falhas no seu funcionamento não é conversa de técnico, não, viu? O procedimento que inclui ainda retirar da tomada e contar alguns segundos, realmente, tende a corrigir um erro, restabelecendo a conexão.

Qual a diferença entre um roteador Wi-Fi e o repetidor?

Se você mora ou trabalha em um local muito amplo com diversos obstáculos, pode acontecer do roteador Wi-Fi não conseguir levar o sinal de internet para todos os cômodos. O que fazer nesse caso? Invista em um repetidor wireless, um dispositivo que pega o sinal emitido pelo roteador e “repete”, aumentando o seu alcance. 

Há diferentes modelos disponíveis; todos muito compactos e com plugue. A instalação é simples: no caso dos mais modernos, basta encaixar em uma tomada que esteja no meio da rota de onde há perda de sinal (não exatamente no local), apertar o botão de acionamento, aguardar alguns segundos para que ocorra a conexão com o roteador e pronto! 

A grande vantagem desse produto é que elimina a necessidade de sair puxando cabos pela casa para instalar outros roteadores. Deu até um alívio, não é verdade? Para você que acabou de descobrir que esse aparelho é a solução que estava procurando para o seu lar ou empresa, selecionamos algumas opções para que possa avaliar e fazer a sua escolha.

]]>
https://nettfibra.com.br/roteador-wi-fi-saiba-como-melhorar-o-seu-sinal-de-internet/feed/ 0